Internamento
O internamento do doente com indicação cirúrgica pela equipa do Centro de Referência do Cancro do Reto será realizado de acordo com a proximidade geográfica da sua residência ou preferência. O CHUA, dispõe de 2 Unidades Hospitalares, com equipas preparadas para lhe oferecer cuidados de referência no tratamento do Cancro do reto.
Na unidade de Portimão, o internamento ocorre no Serviço de Cirurgia 2, situado no 4º piso. Na unidade de Faro, o internamento ocorre no Serviço de Cirurgia 1, situado no 2º Piso.
Como Chegar
Unidade de Portimão
Transporte próprio
Se utilizar transporte próprio, estacione o seu automóvel no parque de estacionamento no interior do complexo hospitalar.
Transporte público
De Vai e Vem (minibus): Nº 15/31/32/37
Unidade de Faro
Transporte próprio
Se utilizar transporte próprio e caso não venha em situação de urgência, estacione o seu automóvel nos lugares demarcados no interior do complexo hospitalar ou nos parques exteriores
Transportes públicos
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O que trazer para a cirurgia?
Poderá trazer objetos de uso pessoal de modo a tornar o seu internamento o mais confortável possível (pijama ou camisa de dormir, chinelos (de preferência que possa utilizar no banho), toalhas de banho e de rosto, produtos de higiene pessoal, livros, revistas).
Aproveite as visitas que venha a receber durante o seu internamento para pedir aos seus familiares que lhe tragam roupa limpa e que levem a roupa já utilizada.
Evite trazer objetos de valor, pois o hospital não se responsabilizará por eventuais perdas ou danos. Entregue-os aos seus familiares no momento da admissão.
A alimentação ser-lhe-á fornecida pelo hospital, em conformidade com as recomendações ou eventual dieta que lhe seja prescrita pela equipa de saúde. Assim, não deverá trazer alimentos do exterior. Poderá trazer água engarrafada para ter sempre à sua cabeceira.
A sua estadia
Depois de formalizada a sua admissão, ficará ao cuidado dos profissionais de saúde do Serviço de internamento correspondente.
Siga as instruções do médico e do enfermeiro no que diz respeito à dieta, ao repouso e à terapêutica.
Deverá permanecer no piso que lhe for destinado. Se por algum motivo pretender ausentar-se, mesmo que momentaneamente, transmita-o à equipa de Enfermagem.
No seu quarto dispõe de um armário onde poderá colocar os seus objetos pessoais.
Se tiver uma cama livre ao seu lado, por favor não a utilize, pois pode ser precisa a qualquer momento. No período da manhã, será feita a limpeza do seu quarto.
Junto da sua cama existe uma campainha para chamar quem o possa ajudar. Utilize-a sempre que necessário.
Possivelmente irá partilhar o quarto com outro (s) doente (s). Procure respeitar o seu espaço e repouso:
- Tente manter o seu espaço de internamento limpo e arrumado;
- Fale num tom moderado e aconselhe as suas visitas a manterem o mesmo comportamento;
- Caso tenha trazido equipamentos audiovisuais (leitores de DVD, computador portátil, rádio, etc.) utilize-os de modo a não comprometer o descanso dos outros doentes: mantenha um volume baixo, utilize auriculares e respeite os períodos noturnos quando a iluminação dos quartos é reduzida.
Horário das refeições?
As refeições são servidas de acordo com um horário específico, ainda que pontualmente possa haver alguma variação:
- Pequeno-almoço: 08h30 – 09h00
- Meio da Manhã: 10h15 – 10h30
- Almoço: 12h00 – 13h00
- Lanche: 15h30 – 16h00
- Jantar: 18h30 – 19h00
- Ceia: 20h00 – 20h30
Reforçamos que para um melhor controlo dietético, só deverá consumir o que for prescrito pelo médico. Recorde-se de que a dieta prescrita pelo seu médico contribui para a sua recuperação e por isso deve ser respeitada.
Se tiver algum problema relacionado com dieta, comunique-o ao seu enfermeiro. Procuraremos, sempre que possível, ir ao encontro das suas preferências.
Se desejar que as suas visitas lhe tragam comida do exterior, informe o seu enfermeiro e não existindo contraindicação, siga as recomendações que lhe forem dadas.
Horário das Visitas
O Centro Hospitalar Universitário do Algarve garante aos utentes, durante o seu período de internamento, a possibilidade de acompanhamento ou visita por parte de familiares ou amigos. Dada a especificidade dos vários serviços, cada uma das unidades hospitalares dispõe de um regulamento próprio.
- Portimão | 4º Piso | 13h às 21h | 1 visita
- Faro | 2º Piso | 13h às 21h | 1 visita
Nota: Horário sujeito a alterações, tendo em conta a fase pandémica
Privacidade e proteção de dados
Todos os profissionais do CHUA garantem aos seus utentes o respeito pela sua privacidade e proteção de dados estando legalmente e eticamente vinculados ao segredo profissional. Os seus dados não serão usados fora do contexto do tratamento da sua doença, nem de outros contextos que não tenham sido autorizados por si ou não estejam previstos na lei. O acesso aos dados é regido por normas e consentido pelos doentes.
Consentimento informado
O consentimento informado consiste na explicação do procedimento a que vai ser submetido e os riscos mais frequentes. Durante o seu internamento poderá ser sujeito a alguns procedimentos, exames de diagnóstico, tratamentos ou protocolos de investigação, que exigem a sua autorização. Esclareça todas as suas dúvidas com o seu médico. Se concordar com o que lhe foi proposto, deverá assinar o consentimento informado.
Seguimento após a alta
Sempre que necessário, deverá solicitar atempadamente a baixa médica ao seu médico assistente.
No momento da alta, confirme que lhe foi entregue a nota de alta médica e de enfermagem. Certifique-se que tem em seu poder todos os seus pertences.
Esclareça todas as suas dúvidas (tipo de alimentação, restrições físicas, vigilância da ferida operatória, consultas de seguimento e contactos de emergência, etc…)
Se possível preencha o questionário de satisfação.